21/09_ A Paz de Gilberto Gil e João Donato

Por:Sarau do Chico Pinheiro
Música tem História

21

set 2016

Hoje é celebrado o Dia Internacional da Paz. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e faz referência à dia da realização de sua primeira Assembléia Geral: o 21 de setembro. A ideia é a de promoção da Paz em todo o mundo, em um momento no qual é importante não apenas pensar na paz, mas fazer algo a favor da dela.

Vale lembrar também que existe o Dia Mundial da Paz, que é celebrado em 1° de janeiro. Este foi instituído pela Igreja Católica, mas nem por isso deixa de ser também lembrado por praticantes de outras religiões, e serve também como um momento de reflexão e ação em favor da paz entre os povos no mundo.

Como todos sabemos, o nosso assunto aqui é música e para este 21 de setembro trazemos uma composição que não poderia falar de outra coisa para o nosso “Música Tem História”: “A Paz”, de Gilberto Gil e João Donato é uma bela canção que vale ser ouvida como um sopro de esperança. A melodia foi composta por Donato que a levou para Gil colocar uma letra. Ao chegar na casa de Gil e apresentar a canção, Donato dormiu no sofá e aguardou pacientemente o parceiro compor os versos que se eternizariam como um dos grandes momentos da música popular brasileira.


Comentários

  1. José Ivã Bezerra Soares disse:

    Essa música é inda por quem quer que a cante. Eu a conheço em três versões maravilhosas. Curiosa a forma como ela foi composta. Eu já escutara Gil comentando sobre tal fato. Aliás, as histórias de Gil e suas canções fazem com que os fãs viajem junto com ele. Nunca me esqueço de como criou Super-homem – A canção. Nem da criação de Realce e Amarra o teu arado a uma estrela. Entre outas. Gil/canção/poesia: eis a tríade que define esse ser muito especial; esse homem modesto e estupendo chamado GILBERTO PASSOS GIL MOREIRA. Ou simplesmente, GILBERTO GIL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook

Compartilhe:

contato@saraudochicopinheiro.com.br